quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Dez mandamentos para professores

know-how, atitudes mentais, o hábito de trabalho metódico.

Dez mandamentos para professores
1. Tenha interesse por sua matéria.
2. Conheça sua matéria.
3. Procure ler o semblante dos seus alunos; procure enxergar suas expectativas e suas dificuldades; ponha-se no lugar deles.
4. Compreenda que a melhor maneira de aprender alguma coisa é descobri-la você mesmo.
5. Dê aos seus alunos não apenas informação, mas
6. Faça-os aprender a dar palpites.
7. Faça-os aprender a demonstrar.
8. Busque, no problema que está abordando, aspectos que possam ser úteis nos problemas que virão — procure descobrir o modelo geral que está por trás da presente situação concreta.
9. Não desvende o segredo de uma vez — deixe os alunos darem palpites antes — deixe-os descobrir por si próprios, na medida do possível.
10. Sugira; não os faça engolir à força.

10 comentários:

  1. Esses mandamentos são 10 passos interessantes. Mas como sabemos, não existe fórmula para ser um bom professor. Mas existem passos que outros professores fizeram e que deram certo. Existem também novos métodos, novos experimentos. Cada profissional deve escolher o que melhor se adéqua à sua forma de ensinar, claro que sempre levando em conta o seu público alvo. O que funciona para determinado aluno não funciona para outro. O fato é que o professor deve estar sempre inovando sua prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  2. O que tenho a falar dos dez mandamentos, caros colegas agarre-se neles é de extrema importância que todos os mandamentos sejam seguidos de forma eficaz para que se tornem profissionais críticos e competentes, e como nosso querido professor Adilson tanto nos fala planejamento é 90% de chance de não errar.

    ResponderExcluir
  3. Li atentamente todos os dez mandamentos, e achei todos muitos bons, realmente se todos os professores os seguissem o processo de ensino e aprendizagem estaria bem melhor, mas quando penso em meus professores vejo que poucos utilizam dessas “artimanhas”.
    Acredito que após o 1º mandamento (tenha interesse pela sua matéria) deveria vir o 2º tenha interesse por sua profissão, pos esse interesse que nos faz melhorar constantemente.
    Vou me lembrar desses importantes mandamentos em sala de aula.

    ResponderExcluir
  4. Estes 10 mandamentos são ótimas orientações ao professores que se dedicam a sua profissão e que estão preocupados com a formação de seus alunos.

    ResponderExcluir
  5. Gostei!!!
    Acredito que nós ainda futors professores devemos ler diariamente, para ir se adaptando. E os que já são, penso que é importante buscar segui-los de acordo com cada necessidade!

    ResponderExcluir
  6. Os 10 mandamentos podem nos servir como um norteador.
    Porém, como disse Darli, não existe fórmula para ser um bom professor. Devemos utilizar, passos, técnicas, instrumentos, que já foram utilizados por outros profissionais e que deram certo, moldando estes às nossas necessidades.

    ResponderExcluir
  7. Realmente são os passos mais importantes que um verdadeiro profissional da educação deve seguir. Mais a educação não é feita de formulas prontas, como ja citado acima, cada um tem seu jeito de interpretar e aplicar os 10 mandamentos.

    ResponderExcluir
  8. Como os colegas falaram, não existem fórmulas prontas de como obter uma educação de qualidade, o essencial é que o professor faça uma auto reflexão de suas praticas pedagogicas buscando sempre o aprendizado, fazendo uma avaliação continua.

    ResponderExcluir
  9. Trilha que deve ser seguida para conseguirmos ser excelentes professores!!! Porém como foi dito, tem que usar a criatividade e inovar cada vez mais, visto que nao existe formula pronta.

    ResponderExcluir
  10. Realmente fazendo isso coloboraremos para melhor aprendermos, visto ser esta relação -professor/alunos - reciproca.

    ResponderExcluir