quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Atenção à atenção

- Preste atenção, Paulinho... Eu vou mudar a Adriana e a Melissa de lugar; juntas, vocês jamais prestam atenção...
-Atenção alunos... Atenção... já falei... não ouviram? Se não prestam atenção, como podem aprender? Não sabem que somente os alunos atentos podem passar de ano?
Preste atenção, Raquel... Eu aqui falando sobre a importância da atenção e você nada de prestar atenção...
- Prestem atenção porque isso “cai” na prova. Sem atenção, o zero é inevitável. Essa classe é um exemplo, existem aqui quatro alunos repetentes. Eu não vou falar o nome, mas vocês todos sabem quem são, e por que repetiram o ano? Todos sabemos: repetiram o ano porque não prestaram atenção.
- Bem, na quarta-feira haverá uma reunião de pais e eu vou falar com a mãe ou o pai de alguns de vocês. Vou dizer que suas notas estão baixas porque vocês não prestam a devida atenção. Atenção, Marcelo! Eu aqui falando que vou conversar com seus pais sobre a falta de atenção e você não presta atenção... é incrível! Em resumo, minha gente, sem atenção o aluno não sai da educação infantil. Se sair, garanto que não conclui o ensino fundamental; se concluir, empaca no ensino médio e, caso não empaque, jamais entrará em uma faculdade. Eu mesmo conheço uma porção de
alunos que não prestaram atenção e fizeram um péssimo curso superior. Portanto, vamos tratar de prestar atenção. Eu aqui falando e o Ramiro com o braço erguido há meia hora. Pergunte, Ramiro, qual sua dúvida, afinal?
- Bem, professora... eu gostaria de saber como prestar atenção. Eu sei que a atenção é importante, concordo com tudo quanto a senhora falou, gostaria de prestar atenção mas, sinceramente, não consigo. A senhora poderia, por favor, explicar como prestar atenção?
- Ora, Ramiro, sinceramente... você já está na sétima série e vem com uma pergunta boba dessa. Tem cabimento um aluno não saber como prestar atenção? A atenção se presta, prestando atenção. Imagine se eu, professora de Ciências, atrasasse meu programa para ensinar alunos a prestar atenção. Tem cabimento? Sua pergunta é boba demais. Vamos voltar à aula...
- Não tem mesmo jeito. Alessandra e Miguel, para fora, vocês não prestam atenção...

Celso Antunes

9 comentários:

  1. Como discutido em sala de aula, a professora se preocupou tanto em pedir atenção aos alunos que se esqueceu até mesmo de dar aula.
    E além de não ter domínio sobre a classe, usa de ameaças para que os alunos prestem atenção, muitas delas contraditórias. Práticas essas, que não se devem ser adotadas por nós futuros educadores.

    ResponderExcluir
  2. Acredito também que controle de classe é importante, alguns combinados e dinâmicos são interessantes, alem de conseguir prender a atenção do aluno deixando apenas eles falarem coisas pertinentes ao assunto levando a aprendizagem de forma prazerosa.Quando os alunos percebem que o professor não tem mais nenhuma carta na manga eles aproveitam, nada que um bom planejamento não ajude.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Prestar atenção!
    No texto acima foi tão cobrado pela professora a atenção à aula.
    Mas será que a professora prestou atenção nos alunos?
    Por que nenhum dos alunos prestava atenção na aula?
    O problema era com os alunos?
    Com a matéria?
    Com a professora?
    Qual era o verdadeiro problema.
    A função do educador é refletir em questões como estas para que possa encontrar soluções satisfatórias para a “falta de atenção dos alunos”.

    ResponderExcluir
  4. Ter a atenção dos seus alunos não é uma tarefa fácil para um professor, ainda mais hoje em dia onde não existe menor interesse por parte dos alunos. Gritar, brigar, ameaçar só demonstra falta de controle por parte do professor. Os alunos só prestam atenção em coisas que são interessantes e atrativas, e é isso que o professor deve fazer, tornar suas aulas atrativas e interessantes.

    ResponderExcluir
  5. Neste texto encontramos vários comportamentos dos quais nos como futuros educadores não deveríamos ter: Falta de domínio da sala, professora “conteudista” e que acha que deve ensinar somente o referente a disciplina a qual leciona , esquecendo que ela e responsável também pela formação destas crianças que serão cidadãos que deveriam ser conscientes de seus direitos e deveres e capazes de influenciar de forma positiva para o crescimento do meio em que vive.Ela ao não responder à pergunta do aluno, mostra total ignorância diante do que não esta associado a sua disciplina.

    ResponderExcluir
  6. Gostei do comentario de Mariana, não é mesmo facil ter o controle de uma sala! E para isso a professora tem que usar os melhores metodos de prender a atenção de seus alunos,Métodos Pedagógicos. Gritar nunca é solução, não funciona nem dentro de casa com os proprios filhos, não irá solucionar em uma sala de mais de 10 crianças.

    ResponderExcluir
  7. Como já foi dito varias vezes na sala, SER PROFESSOR NÃO É UMA TAREFA FACIL, muito pelo contrario exige muito. E uma das exigencias é ajudar o aluno a aprender, e para isso é necessario que ele preste atenção nas aulas. Mas nós além de futuros professores somos também alunos e sabemos o quanto é improdutiva as aulas de alguns docentes quee não buscam alternativas para deixar a aula mais harmonica.
    Para que se tenha atenção, é preciso que o Professor seja ousado, que buque maneiras diferentes de dar aula. Se achar dificil, basta perguntar para o proprio aluno como ele gostaria que fosse a aula a partir daí o educador poderia ter ideias para conquistar o interesse dos educandos.

    ResponderExcluir
  8. Através do texto podemos perceber que o professor precisa alternar seus métodos de ensino, pois, que para o aluno aprender é necessário que o mesmo preste atenção. Além de não ter controle de sala, a culpa sempre é do aluno, mostrando cada vez mais a realidade em que vivemos.

    ResponderExcluir
  9. Será que o problema é do aluno, ou do professor que nao consegue prender a atenção do aluno? Será que ela sabe realmente é prestar atenção, ou ela estava apenas fazendo o que todos fazem, colocam a culpa de seu fracasso do ensino nos alunos.Acredito mais na segunda opção.

    ResponderExcluir